Quero costurar…por onde começo?

Já postei aqui no blog um post sobre alguns tipos de pontos feitos pela máquina de costura (link aqui), mas o que é necessário de material para se aventurar nesse mundo da costura? Fiz uma lista com algumas sugestões que vão te ajudar a começar a mexer com essa técnica artesanal. Vamos para os itens:

Máquina de Costura

A minha máquina é essa da Singer (que mostro na imagem), ela não tem muitos pontos de bordado, mas atende todas as minhas necessidades. Quando comecei a procurar qual eu queria eu levei em consideração se ela fazia ponto reto e zig-zag, os tecidos que ela costurava e a quantidade de pontos feitos por minutos.

Sugiro que você pesquise bastante antes de comprar, pois o preço pode variar de loja para loja. Aconteceu isso com a  minha e comprei on line, pois na loja física o mesmo modelo estava mais caro.

costurar

Tesoura

É muito importante ter uma boa tesoura para cortar tecido. É interessante deixar a essa tesoura exclusivamente para cortar tecido, evitando cortar outros materiais para não deixá-la sem corte. Eu tenho duas no meu ateliê: uma para papéis em geral e outra para tecido.

costura

Tesoura de Arremate

Indico você a comprar essa tesourinha de arremate também. Ela é ótima na hora de cortar restinhos de linha enquanto estamos costurando, além de fazer outros tipos de pequenos cortes que precisam de mais precisam, como ajudar a abrir casas de botão.

costura

Linhas

Quando comecei a  costurar comprei linha preta e branca, penso que essas cores são as mais importantes e, com o tempo, fui adquirindo outras cores.

É interessante você também comprar os carretéis (esses menores da imagem), pois em uma das partes que encaixa a linha nas máquinas de costura, somente caberão eles.

costura

Alfinete

Fundamental na costura são os alfinetes: eles serão utilizados como um “fixador” na hora de você montar a peça. Por exemplo, se você for fazer a bainha de uma calça, antes de passar a costura é interessante fazer a marcação com o alfinete para a montagem que você fez não desmanchar.

costura

Agulha

Para te auxiliar na hora da costura é importante ter algumas agulhas no cantinho de costura também. Você pode comprar algumas mais finas para tecidos mais macios e algumas mais grossas para tecidos mais pesados, como o jeans.

costura

Fita métrica

A fita métrica vai ajudar muito na hora de medir o tecido. O interessante da fita é que ela é bem comprida, geralmente 1 metro e pouco, por isso te ajuda a medir tecidos maiores.

costura

Régua

Além da fita métrica também é interessante ter uma régua para te ajudar a marcar cortes em tecidos menores.

costura

Desmanchador

No começo, a gente erra muito, não tem jeito. E se tem um utensílio que ajuda muito nessas horas é esse desmanchador. Dependendo do que quero desmanchar ainda uso ele em conjunto com a tesoura de arremate.

Eu tenho um que comprei e outro que veio com a minha máquina.

costura


Objetos interessante, mas não essenciais

Quero te listar três utensílios que também acho interessantes, mas não são essenciais na hora de costurar.  São ferramentas que vão te ajudar, mas você pode substituir por outras, caso não queira comprar.

Cortador circular e Base para corte (substitutos: régua e tesoura)

Fazer o corte de tecidos com tamanhos iguais na tesoura pode ser mais difícil, por isso, indico o cortador com a base. O cortador circular é como um estilete e para cortar o tecido é interessante apoiá-lo na base para não correr o risco de danificar a mesa.

O cortador te dará mais precisão na hora de cortar retalhos para fazer patchwork, por exemplo.

costura

Tesoura de Picotar (substituto: tesoura)

Quem tem uma tesoura para cortar tecidos já é o suficiente para começar a costurar, mas você também pode investir em uma tesoura de picotar que é excelente para te ajudar em acabamentos. Eu até já fiz um post para falar da minha (confira o post aqui).

costura


Mas e o tecido? Com qual eu começo?

Eu comecei a costurar fazendo pequenas peças com tecido de algodão sempre usando costura reta. É interessante você passar em uma loja de tecidos e ver se eles vendem retalhos de algodão ou tricoline para você começar a testar sua máquina e seus pontos.

Me conte: você já costura? Quer aprender? Sugere alguma pauta sobre costura para eu trazer aqui no blog?

2 thoughts on “Quero costurar…por onde começo?

  1. Oi, que post interessante! Quando eu morava com a minha mãe, sempre tinha essas coisas em mão, mas só agora que vim morar sozinha que comecei a dar falta! ahahahh
    Olha, não sei se é possível, mas você poderia ensinar a mexer com esses moldes que vemos em revista? (A Manequim, por exemplo). Acho sempre tão confusos.
    Outra sugestão para leigos como eu: Como pregar botões, fazer bainha, pequenos ajustes em roupas. Sei que o blog é voltado pro artesanato, mas já que você entrou no assunto costura… rsrs
    Enfim, acho que pode ajudar muita gente!
    Bjs,
    http://www.seviranos20.com/

    • Oi Bia..que bom te ver por aqui.
      Adorei a sugestão sobre os moldes, mas antes vou ter que pesquisar, pois não uso eles ainda. Na verdade, as costuras que faço por enquanto são básicas também…Mas vou trazer, com certeza.
      Agora a questão de ensinar a pregar botões e as demais sugestões já são pautas que estão programadas…fica ligadinha…A intenção é essa mesmo, afinal costura é um ótimo exemplo de artesanato para mim….bjoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *