Scrapbook – Me aventurando nesse mundo

Se você acompanha o blog, viu que eu ando mencionando muito o artesanato feito com papel e recortes, realmente é minha nova paixão e estou adorando compartilhar isso com você, por isso, nesse post quero falar um pouco sobre o scrapbook.

Mas e aí? Já ouviu falar em Scrapbook? O nome pode soar complicado, mas o artesanato é fácil, além de ser puro charme e mimo. Diferente de outras artes que temos, o scrapbook não foi traduzido para o português, mas ele significa algo como “livro de recortes”, em tradução literal, e é justamente isso que produzimos quando fazemos scrapbook. E você deve estar perguntando: mas e com qual o objetivo? Principalmente, para guardar as recordações de uma forma bem carinhosa e, é claro, cheia de amor. Esse é um jeito perfeito de guardar momentos e poder rever sempre que tiver saudades.

Se olharmos nas lojas online e físicas que vendem materiais para scrapbook, veremos uma quantidade enorme de acessórios, álbuns, figuras, papéis enfim… Tem muita, muita coisa que podemos usar para produzir nossos álbuns. Na minha opnião, muitas fotos, uma tesoura, papéis coloridos, cola e muita criatividade já é o inicio perfeito para se aventurar nesse mundo, mas para quem quer mais dicas de quais materiais são interessantes ter para criar os scrapbookaqui vai algumas sugestões.

Acho a base de corte e o estilete bem interessantes, afinal a gente consegue, com eles, melhores cortes e acabamentos. A régua e a tesoura também são materiais bem interessantes e ajudam muito na hora de produzir os projetos.

Ah! O que não pode faltar também são os álbuns e dá para fazer ou comprar pronto. Se pesquisar a gente encontra modelos prontos com folhas de papel oucom refil plástico, com arame oucom ferragem, de vários tamanhos e cores, mas se quiser produzir o seu dá para fazer usando ferragens e a técnica de cartonagem, ou também fazendo costuras para prender as folhas.

Mas se não quiser fazer em álbuns, não tem problema. O bacana dessa técnica é que a gente também pode usar cartões, porta retratos, quadros, caixas e várias outras formas sempre com o objetivo de montar um recorte para guardar um momento.

Outro material interessante de ter são as folhas, afinal é impossível fazer scrapbook sem as essas fofuras…Existe uma infinidade de opções no mercado: coloridas, brancas, pretas, texturizadas ou não, com desenhos, flores ou formas geométricas, enfim…Tem para todos os gostos. Além das folhas, a gente também encontra adesivos, tags e outros acessórios para decorar os álbuns. Se quiser, a gente também pode fazer esses adereços usando linhas, folhas, botões e etc.

Uma outra dica bacana é o furador de papel. Muitos álbuns já vem com o refil plástico, mas se quiser fura as folhas de scrapbook e colocá-las diretamente no álbum essa é a ferramenta perfeita. Além de ser ótima para fazer tags também.

Outra matéria prima essencial para criar os scrapbooks é a criatividade… Criar frases, combinar fotos e bilhetinhos, fazer uma decoração especial…Isso é scrapbook…

Por fim, não posso deixar de falar das ramificações dessa arte, afinal podemos usar essa técnica artesanal para criar outros projetos como o scrap festas (onde criamos a decoração da festa com papel) e o scrap decor (onde criamos elementos decorativos para diversos ambientes também utilizando papel), mas esse é um assunto para outro post. Se quiser saber mais é só deixar sua pergunta nos comentários…

30 thoughts on “Scrapbook – Me aventurando nesse mundo

  1. Menina que blog mais lindo! Vc é super talentosa… amo esse universo DIY 😀
    Amei o resultado do seu scrapbook, arrasou de mais!!! Beijosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *