Tesoura de Picotar – Para que usar?

Sabe aquela tesoura com pontas um pouco diferentes, em formato de zig-zag? Ela pode ser muito útil para darmos acabamento nos tecidos, evitando que eles desfiem, além de ser um ótimo jeito de decorar um projeto.

tesoura

Eu ganhei a minha de aniversário da minha mãe e não vivo mais sem. Ela é utensílio indispensável no meu cantinho de costura e sempre a uso naquelas peças que não vou passar costura ou fazer outro tipo de arremate. O efeito que ela deixa no tecido é muito interessante e é esse efeito que pode se transformar na decoração da peça.

tesoura de picotar

Nesse post, quero te mostrar algumas projetos decorativas que fiz com essa tesoura:

Que tal fazer um varal de bandeirinhas para enfeitar a parede do quarto? É só juntar retalhos de tecido de algodão, cortar em formatos de triângulos e colar em um pedaço de barbante.

tesoura de picotar

Com um pouco de feltro, miçangas e linha para crochê fina criei esse mobile de corações também com arremate da tesoura de picotar.

tesoura de picotar

Outra ideia (que até já ensinei aqui) é essas flores muito lindas que podem ser feitas com diversos tecidos como o feltro e o 100% algodão.

tesoura de picotar

Curtiu as ideias? Se você quiser comprar a sua existem lojas on line de artesanato que vendem esse utensílio artesanal com preços entre R$ 40,00 e R$ 100,00.

20 thoughts on “Tesoura de Picotar – Para que usar?

  1. Olá Dani, tudo bem?
    Comprei uma tesoura de picote e estou com uma dúvida: será que posso usar a mesma tesoura para cortar tecido e feltro ou preciso de uma tesoura para cada?
    Gostei muito do seu blog e das dicas, vou fuçar tudo aqui rs
    Obrigada
    Beijos
    Amanda

    • Amanda, boa tarde.
      Particularmente, prefiro ter duas tesouras, cada uma para um material. O papel acaba gastanto mais a tesoura e, por isso, a tesoura acaba perdendo o corte mais rápido. bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *